Tecnologia no campo: na palma da mão, soluções inovadoras minimizam gastos e aumentam a produtividade

A Agricultura 4.0, com soluções digitais que trouxeram novos paradigmas à tecnologia no campo, tem transformado a rotina dos produtores rurais. Mesmo os fazendeiros mais antigos, que olhavam com certo ceticismo para as ferramentas modernas, estão se rendendo às inovações que chegam em alta velocidade ao campo.

O produtor rural tem hoje à disposição uma gama de aplicativos para a agricultura. A fazenda pode ser acompanhada minuciosamente em tempo real na tela do smartphone, tablet ou desktop. São programas que facilitam a vida do empresário, aumentando a eficiência dos processos e evitando desperdício de tempo e dinheiro.

Na palma da mão, o produtor pode mapear áreas, gerenciar atividades de funcionários e das máquinas, controlar a irrigação, simular a pulverização da lavoura, gerir a nutrição da pecuária bovina, acompanhar a previsão climática, combater pragas e conferir as cotações das commodities no mercado internacional, entre outras utilidades.

As ferramentas estão cada vez mais completas, mas ao mesmo tempo fáceis de usar. A plataforma de monitoramento e previsão de safras da Agronow, por exemplo, consegue antecipar dados da produtividade da colheita futura, com índice de acerto superior a 90%.

A partir de um algoritmo próprio e de imagens de satélite, ela fornece em poucos segundos informações de safras passadas e do estágio atual de plantio, oferecendo um panorama detalhado da plantação, que traz condições privilegiadas para que o agricultor planeje os próximos passos do negócio.

Crescimento

Estudos mostram que a tecnologia no campo cresce a passos largos. A pesquisa “Tecnologia da Informação no Agronegócio, realizada pelo Sebrae neste ano, aponta que 71% dos donos de microempresas rurais e 85% dos proprietários de empresas de pequeno porte usam smartphones para acessar a web – números superiores aos 62% da população brasileira que navegam na internet por meio de celulares.

O mesmo levantamento mostra que ainda há algumas dificuldades, como falta de provedores ou sinal de internet, mas pelo menos 25% dos 4.467 empresários consultados afirmaram já utilizar ferramentas do Agronegócio 4.0.

São agricultores que perceberam a oportunidade de utilizar os aplicativos para a agricultura com baixo investimento e retorno rápido, aprimorando os procedimentos e minimizando gastos, em um cenário em que sustentabilidade e eficiência produtiva são fundamentais para a manutenção da competitividade no agronegócio.

EXPERIMENTE A PLATAFORMA AGRONOW GRÁTIS

Leia também:

Deixe seu comentário