Qual a importância de democratizar a tecnologia no campo?

O uso de tecnologia no campo cresce de forma exponencial, porém mesmo assim, esse tipo de serviço ainda tem custos elevados para o produtor de médio e pequeno porte. Os maquinários agrícolas já tem custos altos e abarcam grande parte dos investimentos dos produtores, por isso análises de solo, mapeamentos de produtividade agrícola e previsões de safra acabam ficando em segundo plano.

Atualmente os serviços de mapeamento agrícola são oferecidos por agrônomos, técnicos e empresas de mapeamento, utilizando-se de técnicas ainda bastante analógicas, isto é, fazendo as análises de forma presencial, observando trecho por trecho. No todo, o tempo de elaboração dos relatórios e os custos elevados ainda são uma barreira à adesão de pequenos proprietários.

As empresas mais modernas já usam de relatórios e análises técnicas mais complexas, fazendo uso de imagens de satélites e o cruzamento de diversos dados climáticos, culturais, produtivos e de manejo que permitam uma condensação de resultados. Porém, quanto mais elaborada a análise, mais cara a informação, que pode variar de R$5,00 a R$30,00 / hectare, numa média das soluções que estão no mercado.

Possibilitar que pequenos e médios produtores tenham acesso a essa tecnologia para análises mais completas de suas safras é apoiar um projeto de desenvolvimento da agricultura e de crescimento da qualidade dos produtos ofertados no país. Quando falamos em produtores de médio e pequeno porte, falamos também de culturas distintas que muitas vezes têm safras menores e não geram o mesmo lucro que grandes plantações de soja ou de arroz, por exemplo, mas que merece o mesmo cuidado e detalhamento de análise.

Uma das perspectivas do Sistema Agronow é poder democratizar esse acesso dos produtores rurais à tecnologia de mapeamento agrícola, possibilitando que, independentemente do tamanho de sua propriedade, cultura agrícola ou capacidade financeira, cada produtor possa ter dados realmente relevantes para uma produção mais certeira e lucrativa.

Nesse sentido, o Sistema Agronow possibilita mapeamentos completos e assertivos à baixo custo, visando gerar um crescimento das safras e uma qualidade de produção certeira. Essa atitude do Agronow tem também o intuito de ser referencial para futuros projetos que visem a democratização da tecnologia no campo, gerando soluções que melhorem e desenvolvam a produção agrícola nacional e internacional.

 

Com informações de Antônio Morelli, CEO da Agronow.

Deixe seu comentário