As mulheres do agronegócio: inovadoras e comunicativas

É crescente o número de mulheres que se destacam na economia do país e no empreendedorismo. No agronegócio não podia ser diferente. Uma pesquisa inédita da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), divulgada no final de 2016, entrevistou mais de 300 mulheres do setor e mostrou que a mulher do agro procura inovações, tem uma visão ampla do negócio e é comunicativa.

A maioria das mulheres entrevistadas, das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, atua com maior presença na agricultura (42% de participação), sendo as principais culturas soja, milho e hortifruti. Na sequência é listada a pecuária (25% das mulheres entrevistadas), agropecuária (20%) e agroindústria (13%).

A mesma pesquisa ainda revelou que 57% delas participam ativamente de sindicatos e associações rurais e mais de 88% se consideram independentes financeiramente. Do público, 60% possuem curso superior completo e mais de 55% acessa a internet todos os dias.No próximo dia 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher, e o Blog Agronow considera justo homenagear algumas das mulheres, entre tantas, que atuam no agronegócio. Todas as quartas-feiras vamos contar uma história feminina do setor.

Evento

Além da atuação no campo, as mulheres do agro estão se engajando e fortalecendo a presença feminina com a formação de grupos, como o Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA), e eventos, como o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que teve sua primeira edição em outubro do ano passado.O Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, aliás, já tem sua segunda edição confirmada, que será na Transamerica Expo Center, nos dias 17 e 18 de outubro. O tema principal deste ano será Liderança Globalizada, Empreendedora e Integrada. As inscrições se iniciam ainda neste mês.

No próximo dia 13 de março, também, será realizado o 2° encontro do Núcleo São Paulo das Mulheres do Agronegócio, que tratará sobre as Linhas de Financiamento do Agronegócio e o Cadastro Ambiental Rural (CA). As vagas são limitadas. Para inscrições, acesse o link: http://bit.ly/2mwKNdb.

Já no dia 16, outro evento promete reunir mulheres do agro: o VI Encontro Cana Substantivo Feminino, que acontecerá no Centro de Convenções Cana do Instituto Agronômico (IAC), em Ribeirão Preto (SP). Para mais informações e inscrições: http://bit.ly/2lwCJtf.

Deixe um comentário