Mulheres do Agro: Luciana Paiva, a empreendedora da comunicação no campo

Ter um portal referência no universo do agronegócio, que conta com 160 mil visualizações mensais, 35 mil seguidores no Facebook e cujo aplicativo já foi baixado por 13 mil pessoas do setor é um feito e tanto para uma jornalista nascida em Rincão, no interior de São Paulo, e criada na roça. Pois é este o cartão de visitas de Luciana Paiva, editora do portal CanaOnline.

Apesar da infância no ambiente rural, a jornalista desde sempre foi fascinada pelas questões de inovação. Na faculdade, quando o jornalismo de segmento ainda não passava pela sua cabeça, a então estudante montou um jornal em sua cidade natal. Foi aí que passou a entender as principais questões de empreendedorismo e aliar à boa redação noções de marketing, comercial e administração.

“Isso foi fundamental em minha formação, pois não fiquei com aquela visão curta que jornalista, principalmente universitário, tem contra o capital, contra o empreendedorismo. Em 1994, após algumas experiências com assessoria de imprensa, fui convidada para uma editora de um jornal dirigido para o segmento de cana-de-açúcar. Descobri como o setor é fascinante. Logo a sacarose passou a correr nas minhas veias”, comenta.

Em quase 23 anos atuando na área de comunicação do agronegócio, Luciana já passou por três revistas sucroenergéticas e outra sobre agronegócio em geral. Além disso, também se envolveu em outros projetos editoriais que exploram a importância da agroindústria canavieira para todos os tipos de público.

E os trabalhos não se limitam às questões editoriais. Há cerca de seis anos, a jornalista e empreendedora criou o Encontro Cana Substantivo Feminino, evento que reúne mulheres que atuam no agronegócio, principalmente o sucroenergético. O objetivo vai desde estimular a presença feminina no setor até oferecer um espaço para debates e soluções sustentáveis ao agro.

Faro empreendedor

A criação do portal partiu da observação apurada da comunicadora perante o setor no qual está inserida. Ao entender as tendências da evolução tecnológica no campo que Luciana percebeu uma oportunidade para criar um veículo que acompanhasse esse movimento.

“Adoro o que faço e estou sempre ligada. Observando a evolução tecnológica no campo, achei que a comunicação do setor precisava acompanhar as tendências, ser mais ágil, oferecer informações em tempo real e com interatividade. Aí surgiu a ideia de criar uma revista digital, a CanaOnline, a primeira revista digital do agronegócio. Na revista, são publicadas matérias maiores. Mas nosso outro diferencial é a produção diária de notícias que são publicadas no site”, explica.

Mesmo com a bem sucedida empreitada, a jornalista afirma que, neste universo, é preciso estar sempre atento às inovações e às formas de melhorar o que está sendo oferecido.
“Comigo não tem essa de ‘time que está ganhando não se mexe’. É preciso mexer sim, melhorar para que continue ganhando, porque se ficar estacionado, não se modernizar, uma hora será ultrapassado”, comenta.

Atualmente o portal conta com quatro jornalistas. O cotidiano é puxado para dar conta de tantas informações que surgem o tempo todo no setor. A equipe se desdobra na cobertura de eventos, produção da revista, produção de matérias diárias, além da assessoria prestada a algumas das empresas e entidades do agro.

“O segredo é ser ética, ser profissional, respeitar o entrevistado e o leitor. Ter o cuidado de retransmitir o que foi passado, não focar em sensacionalismo, retransmitir informação sem a intenção de prejudicar. Meu foco é contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor, levar soluções, ser útil”, diz.

Ligada na tomada

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo é uma característica não só da vida profissional da jornalista, mas também de seus momentos fora do trabalho. Elétrica, Luciana gosta de viajar, cultivar sua horta, cozinhar, acompanhar séries e filmes, além de nutrir uma paixão pela fotografia.

“Adoro fotografar – não pessoas, nunca tirei selfie. Meu negócio é fotografar plantas, flores, animais, máquinas no campo. Ou seja, o meu dia a dia”, conclui.

É no trabalho, no entanto, que a energia e o amor, combinados, geram resultados imensuráveis. O CanaOnline é referência para o setor canavieiro e, mais do que isso, é uma ferramenta que busca, incessantemente, ajudar o produtor a produzir mais com menos. É o meio pelo qual campo e tecnologia conversam e constroem um futuro melhor.

EXPERIMENTE A PLATAFORMA AGRONOW GRÁTIS

Deixe seu comentário