Previsão climática online: novas tecnologias trazem mais segurança para o planejamento dos produtores

O agricultor sempre precisou ficar atento às previsões climáticas para se planejar com segurança e estabelecer os momentos ideais para plantar ou colher as safras, evitando o risco de prejuízos causados pela variação de temperatura, umidade e incidência de chuvas.

São circunstâncias que podem arruinar plantações e pastagens dependendo da época e intensidade, mas que também são capazes, literalmente, de salvar a lavoura.

Neste ano, o atraso de algumas semanas no início das chuvas prejudicou produtores de grãos, que tentam se recuperar após a volta das precipitações em muitas regiões do país. Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção de grãos da safra 2017/2018 terá uma queda de até 6,2% em relação à safra passada, que atingiu recorde de produtividade, com 238 milhões de toneladas, favorecida pelas boas condições climáticas.

São cenários que costumam atrapalhar o planejamento dos fazendeiros, mas que nos últimos anos têm trazido menos surpresas. Graças às novas tecnologias, surgiram ferramentas que permitem a previsão online com meses de antecedência e alto índice de acerto nos prognósticos.

As plataformas dedicadas à previsão climática estão investindo em soluções especiais para o agronegócio. Os mapas de temperatura e umidade da Agronow, por exemplo, oferecem análises precisas sobre as condições da propriedade e podem orientar estratégias para que o produtor rural tenha o manejo mais adequado em qualquer condição, em questão de segundos.

O agricultor também conta com muitas outras ferramentas disponíveis no mercado, que trazem tendências para até as próximas três estações e informações de culturas específicas, o que facilita o gerenciamento, detalhando datas de plantio, produtividade potencial e tipo de solo.

Por meio de smartphones, tablets e desktops, o produtor rural pode receber dados sobre o acumulado de chuvas e consegue saber quanto o clima está impactando a sua safra, além de obter alertas de pragas e doenças para culturas variadas como café, soja, algodão, cana-de-açúcar e uva.

A agricultura do futuro promete minimizar o impacto causado pelas condições climáticas e fornecer ainda mais subsídios para um negócio mais eficiente e rentável.

    EXPERIMENTE A PLATAFORMA AGRONOW GRÁTIS

Leia também:

Deixe um comentário