O agricultor é, antes de tudo, um forte

Debulhar o trigo

Recolher cada bago do trigo

Forjar no trigo o milagre do pão

E se fartar de pão

Decepar a cana

Recolher a garapa da cana

Roubar da cana a doçura do mel

Se lambuzar de mel

Afagar a terra

Conhecer os desejos da terra

Cio da terra, a propícia estação

E fecundar o chão

https://open.spotify.com/track/0U8hhD6weuUB2Xor8qP9Jy

Milton Nascimento e Chico Buarque cantam o trabalho agrário em “O cio da terra”, a nossa trilha sonora para esta sexta-feira (28 de julho), o Dia do Agricultor.

Ofício dos mais nobres, que está diretamente relacionado ao dia a dia de todos os brasileiros, o agricultor é responsável pela fruta do café da manhã, pelo prato de arroz e feijão do almoço, pela xícara de café do fim da tarde e pela salada do jantar

E mais: ele também é responsável por produzir energia, renovável e limpa, e contribui como ninguém para o fortalecimento da nossa economia, já que a agricultura responde sozinha por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.r

O Dia do Agricultor

Há 157 anos, em 28 de julho de 1860, o então imperador D. Pedro 2º criou a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, voltada para coordenação e controle da produção agrícola.

Em 1960, Juscelino Kubitschek aproveitou o centenário da pasta – que já era Ministério da Agricultura – para instituir o Dia do Agricultor todo dia 28 de julho.

Hoje, reforçamos nossos agradecimentos àqueles que cuidam da terra e do nosso futuro. Muito obrigado, agricultores.

EXPERIMENTE A PLATAFORMA AGRONOW GRÁTIS

Leia também:

Deixe seu comentário