Mapa de SAVI: agricultura de precisão com respostas rápidas e confiáveis

Em conjunto, os mapas satelitais (imagens de satélite) transformam o dia a dia do produtor rural, oferecendo análises detalhadas para entender o comportamento agrícola da propriedade. As informações contidas nos mapas fornecem respostas rápidas e confiáveis para a tomada de decisões técnicas e estratégias.

Entre eles, o Mapa SAVI, também conhecido como índice de vegetação ajustado ao solo, é uma das ferramentas da agricultura de precisão mais eficazes para monitorar os componentes biológicos e os efeitos causados pelo solo na sua plantação.

O índice de vegetação ajustado ao solo (Mapa SAVI) da Agronow reduz a influência do solo exposto em índices de vegetação, a partir da inclusão de um fator de ajuste, possibilitando que o agricultor tenha uma informação mais sofisticada para monitorar componentes biológicos, como a biomassa.

Assim como os demais mapas disponibilizados pela Agronow, os Mapas SAVI são gerados por análises automatizadas de imagens de satélites (mapas satelitais). Esses índices, em conjunto com um algoritmo matemático próprio da Agronow, ajudam a entender características do cultivo e as perspectivas de produtividade das áreas analisadas.

O que são, afinal, os Mapas SAVI da Agronow?

O índice de vegetação ajustado ao solo (Mapa SAVI) é conhecido dentro da agricultura de precisão por orientar os produtores rurais a entender e monitorar os componentes biológicos e os efeitos causados pelo solo na sua plantação.O Mapa SAVI é utilizado na agricultura de precisão para leituras mais precisas e monitoramento de componentes biológicos, como a biomassa, com redução da interferência do solo exposto na imagem de satélite.

Quais são as funcionalidades dos Mapas SAVI?

Os índices do Mapa SAVI auxiliam na redução da influência da presença de solo exposto nas análises de plantações agrícolas, com a inclusão de uma variável que depende do grau de densidade da vegetação na área que será analisada.

Quando devo usar os Mapas SAVI na minha plantação?

  1. Auxilia o Mapa NDVI: com análises por meio de mapas satelitais, o monitoramento sistemático de atividades como a irrigação ou a aplicação de insumos é essencial para a rentabilidade no agronegócio. Os Mapas de NDVI podem ser complementados com os de SAVI, umidade, IAF e temperatura para fornecer informações mais completas sobre o cultivo e a propriedade rural.
  2. Exposição do solo: quanto mais precisas as leituras dos mapas, mais ganhos de produtividade e rentabilidade para a propriedade rural. Trabalhar com diversos índices permite que sejam isolados fatores de interferência das leituras de acordo com o ambiente estudado, seja a presença de água ou solo exposto.
  3. Desenvolvimento da planta: a produtividade pode ser projetada a partir do acompanhamento do desenvolvimento da plantação. Em todo o período de crescimento, os indicadores de umidade, temperatura, NDVI, IAF, Red Edge, aliados ao tipo solo e declividade locais, podem ajudar no diagnóstico de problemas.
  4. Produtividade: com a utilização da plataforma Agronow e todos os produtos disponibilizados, não só a plantação, mas toda a propriedade pode ser monitorada, seja em relação à produtividade, à qualidade das culturas e outras coberturas vegetais, como pastagens e florestas nativas.

A Agronow oferece diversos mapas agrícolas para que o agricultor possa ter as melhores análises, em poucos segundos, de sua propriedade rural.

Veja no vídeo como criar o seu primeiro Mapa SAVI:

EXPERIMENTE A PLATAFORMA AGRONOW GRÁTIS

Leia também:

Deixe seu comentário