Mapa de LAI: um olhar apurado para o desenvolvimento da plantação

A rentabilidade da safra passa, impreterivelmente, pela agilidade na tomada de decisões, seja no combate à pragas e outras ameaças, seja na otimização da aplicação de insumos agrícolas ou práticas de manejo.

Para tanto, um dos aliados indispensáveis para o produtor é o Mapa de LAI, também conhecido como Índice de Área Foliar. Responsável por descrever características estruturais do dossel das plantas, o Mapa de LAI permite que o produtor rural acompanhe todo o desenvolvimento da sua plantação desde os primeiros estágios do cultivo.

O Mapa de LAI da Agronow, em especial, utiliza o que há de mais avançado em sensoriamento remoto e tecnologia agrícola para complementar as informações da estimativa da produtividade da safra antes mesmo da colheita.

Os Mapas de LAI da Agronow permitem que o produtor agrícola utilize o que há de mais avançado em sensoriamento remoto e tecnologia agrícola, onde quer que esteja, utilizando seu computador ou seu smartphone.

Assim como os demais mapas disponibilizados pela Agronow, os Mapas de LAI são gerados por análises automatizadas de imagens de satélites (mapas satelitais). Esses índices, em conjunto com um algoritmo matemático próprio da Agronow, ajudam a entender características do cultivo e as perspectivas de produtividade das áreas analisadas.

O que são, afinal, os Mapas de LAI da Agronow?

Os Mapas de LAI permitem que o produtor agrícola utilize o que há de mais avançado em sensoriamento remoto e tecnologia agrícola, onde quer que esteja, utilizando seu computador ou seu smartphone.

Quais são as funcionalidades dos Mapas de LAI?

O índice de área foliar serve para analisar o crescimento da plantação durante o período do ciclo de uma cultura agrícola. Acompanhar o Mapa de LAI permite uma avaliação da capacidade da área foliar da cultura e com que velocidade ocupa o solo disponível.

Quando devo usar os mapas de LAI na minha plantação?

Este tipo de sensoriamento remoto permite que o produtor rural acompanhe todo o desenvolvimento da sua plantação desde os primeiros estágios do cultivo. É importante em análises que exigem isolar o fator da presença de água na plantação ou em períodos de estiagem, por exemplo.

O que eu ganho, na prática, ao usar os mapas de LAI da Agronow?

  1. Produtividade: a Agronow oferece várias maneiras de monitorar culturas agrícolas, visando atingir os melhores índices de produtividade de cada propriedade. Com o Mapa de LAI, a interferência da banda infravermelha da imagem de satélite é diminuída, o que possibilita a aferição do desenvolvimento da biomassa independentemente do fator água.
  2. Pragas ou doenças: a otimização do uso de recursos afeta diretamente o planejamento financeiro e a lucratividade do produtor rural. A detecção precoce de possíveis pragas ou doenças no plantio otimiza o manejo de defensivos agrícolas e auxilia a gestão de ações prioritárias.
  3. Otimiza o manejo: os mapas Agronow permitem que a propriedade rural otimize a aplicação de insumos e defensivos, além de identificar falhas e problemas de plantio por meio das imagens de satélites.
  4. Rentabilidade: para melhorar a rentabilidade da safra, é preciso agilidade na tomada de decisões, seja no combate à pragas e outras ameaças, seja na otimização da aplicação de insumos agrícolas ou práticas de manejo

A Agronow oferece diversos mapas agrícolas para que o agricultor possa ter as melhores análises, em poucos segundos, de sua propriedade rural.

Veja no vídeo como criar o seu primeiro Mapa de LAI:

EXPERIMENTE A PLATAFORMA AGRONOW GRÁTIS

Leia também:

Deixe seu comentário