A hora da colheita! Agronow é destaque na revista Época Negócios.

Por: DUBES SÔNEGO

STARTUP DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS DESENVOLVE UM SISTEMA QUE AVALIA EM SEGUNDOS A PRODUÇÃO AGRÍCOLA EM QUALQUER REGIÃO DO PLANETA

Estimar produção agrícola pelo modo tradicional é um processo trabalhoso. É preciso enviar gente a campo para colher amostras e elaborar uma série de cálculos. Na soja, por exemplo, consideram-se plantas por área, vagens por planta, sementes por vagem e o peso dos grãos. Avaliar um hectare pode levar horas. Imagine em propriedades onde eles são contados aos milhares. A complexidade da tarefa, e a possibilidade de ganhar muito dinheiro com ela, levaram os sócios Walkiria Sassaki e Antonio Morelli a buscar uma forma de simplificar o processo.

O trabalho levou dez anos e resultou em um sistema capaz de estimar safras em propriedades de qualquer tamanho em segundos. Basta indicar a área de interesse em um mapa virtual. O cálculo é feito com base nas características das ondas de luz refletidas pelas plantas e registradas em imagens de satélites. A primeira versão da ferramenta foi lançada em um site, no final de 2016. Em março, veio o aplicativo para celulares. Segundo a dupla, a Agronow, empresa fundada para explorar o serviço, tem planos de se consolidar no Brasil e na América Latina, até 2018, e então partir para o Hemisfério Norte. A Agronow é remunerada por um modelo de assinaturas e uma taxa por hectare avaliado.

A STARTUP TAMBÉM MIRA A AMÉRICA LATINA E TEM PLANOS PARA ATUAR NO HEMISFÉRIO NORTE

Como funciona
O uso de tecnologia na avaliação da qualidade do solo e da produção é comum no agronegócio. A Agronow, contudo, usa um recurso diferente para atingir o mesmo objetivo: a companhia baseia-se no comprimento das ondas de luz refletidas pelas plantas e captadas por satélites. Segundo Antonio Morelli, presidente da startup, ondas de comprimento maior refletem mais em plantas saudáveis. Já as de menor extensão podem indicar algum tipo de doença ou problema na lavoura.

A hora da colheita! Agronow é destaque na revista Época Negócios

EXPERIMENTE A PLATAFORMA AGRONOW GRÁTIS

Leia também:

Deixe seu comentário