Cursos a distância gratuitos e de curta duração são oportunidade para conhecer as novidades tecnológicas do agro

O meio rural vem incorporando cada vez mais tecnologia e inovação, sempre em busca de aumento de lucratividade e redução de desperdícios. A nova realidade do agronegócio exige profissionais capacitados, preocupados em se manter conectados com as novidades do setor e da gestão de negócios.

Como a rotina no agro exige muito do produtor, os cursos a distância surgem como uma boa oportunidade de aprimoramento. Além das graduações universitárias espalhadas pelo país, estão surgindo opções de capacitações variadas de curta duração, muitas delas gratuitas.

O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), por exemplo, oferece uma série de alternativas, desde o técnico em agronegócio (semipresencial, com 80% das aulas à distância e duração de dois anos) até cursos rápidos com carga horária a partir de 10 horas, para serem concluídos online em até 14 dias, com direito a certificado.

No site da instituição (ead.senar.org.br), os interessados podem ter detalhes de 51 cursos, que estão divididos nas temáticas “Agricultura de Precisão”, “Campo Sustentável”, “Capacitação Tecnológica”, “Empreendedorismo e Gestão de Negócios”, “Gestão de Riscos”, “Inclusão Digital” e “Qualidade de Vida”.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) lançou recentemente o curso online “Negociar no Campo”, que tem o objetivo de proporcionar ao pequeno produtor rural a compreensão de aspectos básicos do processo de negociação, da busca por uma relação “ganha-ganha” nos negócios e a importância de perceber-se como protagonista nas negociações. Com carga horária de quatro horas, ele pode ser concluído em até 15 dias.

A entidade também oferece os cursos “Avaliação da Gestão na Propriedade Rural” e “Boas Práticas como Diferencial na Gestão das Propriedades Rurais”, ambos com oito horas de duração. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do Sebrae (www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead).

Existem ainda cursos com temas mais abrangentes que o agro, mas que podem trazer conhecimentos importantes para o dia a dia da gestão do negócio do campo. A FGV (Fundação Getúlio Vargas) tem cursos a partir de cinco horas, abordando assuntos como “Fundamentos da Gestão de Custos”, “Definições e Objetivos da Gestão de Projetos”, “Introdução à Administração Estratégica”, “Recursos Humanos”, “Criação de Estratégias de Vendas” e “Sustentabilidade Aplicada aos Negócios” – todos gratuitos (www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos).

Deixe um comentário