O agronegócio e suas histórias de Carnaval

Se para muitos o Brasil só volta a funcionar depois do Carnaval, no campo já é um período de muito trabalho com a safra. Com plantios de grãos realizados em outubro e início de dezembro, as lavouras se encontram nesta época em processo final de desenvolvimento, e o agricultor que quer ter uma boa colheita está sempre atento.

Com uma pausa para falar de Carnaval, este ano o mercado de agronegócios se viu envolvido em uma polêmica com o enredo da Imperatriz Leopoldinense, que desfila hoje (26) no Rio de Janeiro, com o enredo “Xingu, o clamor da floresta”. Alguns trechos do samba-enredo foram interpretados como ataque ao homem do campo, assim como a fantasia de uma das alas, “Fazendeiro e seus agrotóxicos”.

Com a repercussão, Luiz Pacheco Drumond, o presidente da escola, se posicionou em nota oficial:

“Em nenhum momento atacamos o setor do agronegócio e seus trabalhadores. A sinopse de nosso enredo está disponível para consulta pública em nossos canais oficiais de comunicação. Nosso enredo não versa contra esta importante cadeia produtiva de nossa economia nem desqualifica os seus incansáveis trabalhadores”.

Em 2011, por outro lado, o agronegócio foi exaltado pela escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, com o enredo “Parábola dos Divinos Semeadores”, que contou a história e a importância do campo ao longo dos séculos.

A iniciativa teve a parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. O enredo também fez referência aos orixás e aos deuses que simbolizavam a agricultura e a pecuária na antiguidade, além da descoberta da vocação agropecuária no Brasil e o crescimento da atividade ao longo dos anos. Já as alegorias expressaram a pujança do setor agropecuário. Um dos carros, por exemplo, era um culto à deusa Ísis, com um grande banquete a ela, que era a deusa da agricultura no Egito.

Na época, a escola ainda utilizou cerca de 800 litros de biodiesel para mover os carros alegóricos durante o desfile.

Um bela prova que o agronegócio, sendo estudado e vivenciado, pode resultar em boas e felizes histórias, sejam elas de Carnaval ou para uma vida toda.

EXPERIMENTE A PLATAFORMA AGRONOW GRÁTIS

Deixe seu comentário