Mercado de orgânicos no Brasil cresce 15% e se destaca no exterior

A agricultura familiar brasileira está presente na maior feira de alimentos orgânicos e produção sustentável do mundo, a Biofach, na Alemanha, que acontece até o dia 19 de fevereiro em Nuremberg.

As 54 empresas associadas ao Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) e ao projeto Organics Brasil registraram aumento de 15% no volume de exportação em 2016, o que correspondeu a um faturamento de US$ 145 milhões – valor 9,5% menor em relação a 2015, mas justificado pela séria oscilação do câmbio (real-dólar).

“Em 2016, o setor faturou R$ 3 bilhões de reais no mercado nacional e a perspectiva é chegar a uma taxa de crescimento na ordem de 25%, 30% em 2017. Apesar das exportações terem fechado pouco abaixo das estimativas, continuamos sendo o principal país fornecedor de açúcar, castanhas, frutas e seus derivados. Há muito espaço para crescer em exportação para a Europa, China, Oriente Médio e Ásia. A América do Norte continua sendo o mercado de maior potencial de exportação em 2017. As empresas brasileiras estão preparadas para atender todos os mercados”, explica Ming Liu, diretor do Organics Brasil e do Organis.

Na Biofach 2017, no estande do Organics Brasil, por exemplo, estão nove empresas, com mais de 200 produtos para exportação, abertos a toda demanda de artigos dos principais biomas (Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal).

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a área de produção orgânica no país já ultrapassa 750 mil hectares registrados, impulsionada principalmente pela agricultura familiar. De acordo com o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO), cerca de 70% dos produtores cadastrados são agricultores familiares.

No mercado interno brasileiro, os orgânicos continuam em crescimento, em especial no número de unidades produtivas de agricultura orgânica e sustentável, passando para 18 mil nos últimos 12 meses – cerca de 15% de crescimento.

Com um mercado em ascensão, que acompanha as inovações tecnológicas do campo, o resultado tende a ser positivo todos os anos, com projeções de crescimento.

EXPERIMENTE A PLATAFORMA AGRONOW GRÁTIS

Deixe seu comentário