Atentas ao protagonismo do agronegócio, seguradoras inovam na análise de mercado e crédito agrícola

O mercado de seguros voltados ao agronegócio ganha fôlego no país com o surgimento de alternativas direcionadas às novas necessidades dos produtores rurais.

O tempo dos seguros genéricos oferecidos pelos bancos no momento que o agricultor ia às agências em busca de crédito vai ficando para trás. Hoje, seguradoras e instituições bancárias começam a disponibilizar uma gama de produtos especialmente criada para o campo, tentando se adaptar ao momento de expansão do agronegócio nacional.

As opções apresentadas pelas seguradoras são variadas, com coberturas para máquinas e equipamentos agrícolas, seguros de custeio e produtividade personalizados para cada cultura, levando em conta os muitos imprevistos climáticos e até seguro de vida especial para o produtor rural.

Nesse cenário, a Agronow inicia uma parceria com a Uon Consulting, referência no mercado internacional em avaliações, peritagens e leilões. Há oito anos no Brasil, a empresa ganhou destaque no atendimento de sinistros de agronegócios e contará com a parceria da Agronow para oferecer um serviço inédito.

A Uon terá à disposição com o Agronow Business Viewer, um painel de inteligência estratégica de mercado. Por meio dele, é possível acessar remotamente uma área rural e colher dados que indicam a produtividade e o potencial de negócio do local. Os resultados são apresentados em menos de um minuto, na forma de gráficos, possibilitando o cruzamento das informações com outras análises.

Gerente da área de seguros de agro da Uon, Enio Sicchiero Junior se mostra confiante no sucesso da união. Apesar de detectar um aumento das opções ofertadas atualmente, o especialista ainda enxerga lacunas no mercado de seguros do nicho.

“O mercado está em expansão e tende a crescer cada dia mais. Quanto aos players que atuam com seguros de agro, apesar da evolução sentida, existe um bom potencial de evoluir em produtos e inovação. Tem existido um crescimento, entretanto ainda é lento”, afirma o engenheiro agrônomo, que vê as ferramentas da Agronow como diferencial.  “O sistema de monitoramento de safras trará garantias reais para quem dá o crédito ao produtor”, ressalta.

Segundo o consultor, a maior difusão das Operações de Barter – com a aquisição de máquinas e insumos em troca de commodities se tornando mais comum – também é um ponto que pode aquecer o mercado.

“Acredito que tenha muito a crescer. Falta ainda um pouco de estruturação e conhecimento, mas está com perspectivas de crescimento. As aquisições de máquinas podem fazer crescer o setor de seguros, devido aos créditos efetuados.”

Para ele, a parceria entre Uon e Agronow tem tudo para trazer novos paradigmas ao mercado. “As perspectivas para os seguros de agro são fantásticas. Só depende do mercado, que ainda é fechado e cativo, exigir essas novas soluções. Buscamos inovar e ganhar agilidade com esse serviço”, conclui.

EXPERIMENTE A PLATAFORMA AGRONOW GRÁTIS

Leia também:

Deixe seu comentário