Previsão de safras: a importância do monitoramento na agricultura moderna

A revolução tecnológica no campo tem trazido uma série de ferramentas para o produtor rural melhorar a produtividade e evitar desperdícios. A chamada Agricultura 4.0 chegou com um amplo leque de produtos e serviços, mudando hábitos e trazendo novas perspectivas para os empresários do setor.

Dentro do conjunto de soluções criadas nos últimos anos por startups, empresas multinacionais e universidades, o monitoramento e a previsão de safras se destacam como mecanismos fundamentais para manter o agronegócio como o principal motor da economia nacional.

Os mapas de produtividade desenvolvidos pela Agronow, por exemplo, são aliados importantes para prever a produtividade da colheita futura, com índice de acerto superior a 90%.

O sistema – que utiliza imagens de satélite e um algoritmo próprio – possibilita acesso a informações de safras passadas e do estágio atual de plantio, trazendo uma radiografia completa da plantação.

Os benefícios diretos para os empresários são variados. Com todos os dados disponíveis, o produtor pode se planejar financeiramente, comercializar a safra no melhor período, identificar pragas, programar aplicação de insumos e defensivos, reduzir desperdícios e se organizar em caso de possíveis perdas ou produção abaixo do esperado.

O objetivo é democratizar as soluções da agricultura de precisão para todos os produtores, que podem acompanhar do celular, tablet ou desktop – em tempo real – a propriedade rural, economizando tempo e recursos financeiros.

Além disso, as informações geradas pelos sistemas de monitoramento e previsão estão sendo utilizadas por instituições financeiras e seguradoras, que, por meio dos diagnósticos, conseguem minimizar seus riscos e oferecer melhores opções de financiamento e seguros para os empresários do setor agrícola.

EXPERIMENTE A PLATAFORMA AGRONOW GRÁTIS

Leia também:

Deixe seu comentário