Mapas de NDVI e EVI: grandes aliados na gestão e monitoramento das atividades rurais

O EVI e o NDVI são índices de vegetação bastante úteis para definir uma boa estratégia no plantio agrícola. Com o Mapa de EVI e NDVI é possível monitorar o desenvolvimento do vigor da plantação, evitando perdas na produtividade.

Os Mapas de NDVI e EVI da Agronow também otimizam o tempo do produtor, já que as imagens satelitais da Agronow são geradas e interpretadas com a mais alta tecnologia agrícola existente no mercado, tudo disponível online.

Com os índices de vegetação em mãos, que normatizam a refletância de imagens em valores, o produtor tem um diagnóstico da vegetação para compreender o comportamento da plantação e seus ciclos sazonais do cultivo. Os dados, então, tornam-se um importante aliado na gestão e no monitoramento de várias atividades da propriedade rural, como os sistemas de irrigação, manejo, eficiência de insumos e sementes, com foco na produtividade e na qualidade da produção.

Os Mapas de NDVI e EVI da Agronow são soluções tecnológicas pensadas para o dia a dia do produtor, parte integrante de uma verdadeira radiografia da safra em poucos cliques. Com o conjunto de mapas da Agronow, é possível optar pela melhor estratégia de gestão e de mercado e monitorar de perto cada etapa do cultivo, além de obter informações de plantios passados e a projeção da safra futura.

Assim como os demais mapas disponibilizados pela Agronow, os Mapas de NDVI e EVI são gerados por análises automatizadas de imagens de satélites. Esses índices, em conjunto com um algoritmo matemático próprio da Agronow, ajudam a entender características do cultivo e as perspectivas de produtividade das áreas analisadas.

EXPERIMENTE A PLATAFORMA AGRONOW GRÁTIS

O que são, afinal, os Mapas de NDVI e EVI da Agronow?

Índices de vegetação como NDVI e o EVI são correlacionados à normatização da reflectância de imagens em valores que podem ser interpretados como um diagnóstico da vegetação analisada. Esses índices são utilizados para compreender o comportamento da plantação e os ciclos sazonais do cultivo, cada vez mais importantes para o agricultor e para o agronegócio. Os mapas de EVI e NDVI gerados pela Agronow são parte da mais alta tecnologia agrícola existente no mercado e estão disponíveis online.

Quais são as funcionalidades dos mapas de NDVI e EVI?

O NDVI (Normalized Difference Vegetation Index) é um cálculo das bandas que cobrem o vermelho e infravermelho no espectro. O EVI (Enhanced Vegetation Index) é um cálculo que leva em consideração o vermelho e infravermelho, assim como o NDVI, mas utiliza a banda do azul e desconta influências atmosféricas no índice.

Os Mapas de NDVI e EVI são utilizados para avaliar o tempo de resposta de uma cultura em função das mudanças e condições do clima e servem como indicadores do desenvolvimento das plantas, além de detectar alterações no cultivo como falhas nutricionais, de manejo ou outros problemas que afetam a produtividade.

Quando devo usar os mapas de NDVI E EVI na minha plantação?

Você pode usar os mapas de NDVI e EVI em todas as fases de seus cultivos, inclusive no vazio sanitário. A periodicidade no acompanhamento desses índices possibilita que o agricultor possa ter um melhor tempo de resposta para eventuais problemas biofísicos das plantas.

O que eu ganho, na prática, ao usar os mapas de NDVI e EVI da Agronow?

  1. Tempo: no agronegócio, os mapas satelitais são bastante utilizados para detecção de problemas, monitoramento de performance de produtos agrícolas e manejos como a irrigação, mas os processos são bastante demorados, levando dias e até semanas para serem concluídos. Na plataforma Agronow, esse tempo é otimizado e o sistema automatizado emite os mapas e relatórios em alguns minutos.
  2. Vigor da vegetação: em uma propriedade rural podem ocorrer eventos que acabam diferenciando áreas de plantio e nem sempre são detectáveis a tempo de uma intervenção eficiente. Aliado a fatores como o mapeamento da umidade e temperatura, o monitoramento do desenvolvimento e vigor da vegetação pode evitar perdas substanciais de produtividade.
  3. Falhas na vegetação: relacionadas às quebras de produtividade e consequentes prejuízos na propriedade rural, as falhas identificadas pelos índices podem auxiliar na identificação de falhas nutricionais, baixa densidade na vegetação e problemas operacionais que, corrigidos a tempo, evitam perdas significativas.
  4. Baixa produtividade: a tecnologia de mapeamentos por imagens de satélites permite agilidade na gestão e monitoramento de várias atividades da propriedade rural, como os sistemas de irrigação, manejo, eficiência de insumos e sementes. Tem como principal objetivo evitar quedas na produtividade e a baixa qualidade da produção.

A Agronow oferece diversos mapas agrícolas para que o agricultor possa ter as melhores análises, em poucos segundos, de sua propriedade rural.

Veja no vídeo como criar o seu primeiro Mapa de NDVI e EVI:

EXPERIMENTE A PLATAFORMA AGRONOW GRÁTIS

Leia também:

Deixe seu comentário