Agricultura 4.0 - A Reinvenção da agricultura

A agricultura vem se modernizando e o mundo ficando cada vez mais digital, o fato é que agora o campo está se modernizando, confirmando uma tendência de outros setores econômicos.

Hoje o mercado já oferece maquinário automatizado, sistemas para gestão de insumos, controle e monitoramento da plantação e outras ferramentas tudo na palma da mão, tecnologias que facilitam o dia a dia do produtor rural.

A agricultura 4.0, já mostra resultados positivos por meio do uso dessas tecnologias que permitem acompanhar em tempo real tudo que acontece na plantação, sem precisar ir até o campo um ganho de tempo e de recursos, mesmo assim é possível encontrar produtores resistentes a essa mudança.

Por outro lado encontra-se uma nova geração de agricultores ávidos por tecnologias capazes de rentabilizar cada vez mais seus cultivos, como por exemplo ter uma visão ampla e detalhada da sua produção, controlar as safras, fazer comparativos de rendimentos, a gestão de insumos, são atividades que ficam mais acessíveis e participam mais das tomadas de decisões estratégicas nas colheitas. Tudo na tela de um tablet ou smartphone.

 Esse é futuro que se vislumbra e no qual a agricultura se reinventará.

*Antônio Morelli é CEO da Agronow, única empresa a desenvolver uma plataforma de mapeamento que estima, informa e projeta a produtividade agrícola em menos de um minuto.

Deixe seu comentário